O cenário eleitoral entre as 12 cidades da região oeste da Grande São Paulo, que integram um consórcio de municípios, deve ser acirrada em 2024. Porém, a disputa em cinco cidades da região – Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi e Osasco – terão um cenário diferente, já que os atuais prefeitos não disputarão o pleito do ano que vem. Diante dessa configuração, alguns gestores municipais têm intensificado as atividades de ruas e agenda de reuniões em bairros para iniciar a captação de apoio para seus sucessores e afilhados políticos.
Em Barueri, o prefeito Rubens Furlan que migrou para o PSB recentemente, já falou abertamente, em diversos eventos, que indicará o nome do seu atual vice-prefeito, Beto Piteri (Republicanos), como sucessor. Com isso, Furlan tem caminhado em diversas atividades ao lado do Beto Piteri, em uma tentativa de fortalecer a ligação entre eles para os eleitores e apoiadores.
Barueri: Rubens Furlan intensifica agenda de rua
Com isso, Furlan tem percorrido, junto com Beto Piteri, todas as atividades que envolvem o governo, inclusive as entregas que são realizadas pelo Fundo Social de Solidariedade, comandado pela primeira-dama, Sônia Furlan.
Leia Também:
Além disso, vereadores que pertencem à base aliada do governo Furlan têm realizado reuniões para “apresentar” Beto Piteri aos eleitores. Nos encontros, Beto Piteri que também é secretário de obras destaca todas as obras executadas por ele na gestão do prefeito Rubens Furlan.
Em Osasco, Rogério Lins deve indicar Gerson Pessoa
Seguindo a mesma linha, o prefeito de Osasco, Rogério Lins (Podemos), deve fazer a indicação do deputado estadual Gerson Pessoa (Podemos) como sucessor. Como o deputado ainda está no primeiro mandato e faltando 14 meses para a eleição, Rogério Lins que já tinha uma postura de circular bem pela cidade, intensificou ainda mais a rotina de rua.
Além das vistorias em obras e reuniões, Lins retomou o projeto “Mutirão por Osasco”, onde além de intervenções nos bairros, também promove uma grande encontro com moradores para colher demandas. Toda a agenda é acompanhada pelo deputado Gerson Pessoa que representa a cidade na Assembleia Legislativa de São Paulo e acaba tendo a imagem atrelada a do atual gestor.
Diferentemente de Furlan, o prefeito de Osasco ainda não falou abertamente sobre a sucessão, mas nos bastidores a escolha é dada como certa.
Em Cotia, Ângela Maluf é um dos nomes do grupo de Franco
Em Cotia a disputa eleitoral também promete ser acirrada. Sem o nome do atual prefeito Rogério Franco (PSD) nas urnas eletrônicas, o grupo procura um nome para a sucessão, entre eles, está o da atual vice-prefeita Ângela Maluf. O nome do ex-prefeito Carlão Camargo e de outros políticos, entre eles, vereadores da base de Franco na Câmara Municipal também compõem a lista de interessados na cadeira do Poder Executivo.
Apesar dos nomes ventilados nos bastidores, a escolha deve ocorrer entre o final do segundo semestre e o começo do ano que vem. Porém, antes disso, o prefeito Rogério Franco adotou uma medida inédita e se afastou do cargo, após pedir 30 dias de férias. A medida foi vista por alguns como uma espécie de teste para analisar a articulação de Ângela Maluf no posto de prefeita em exercício, e assim, ganhar argumentos para defender o nome da atual vice junto ao grupo político.
Em entrevista ao GIRO, por telefone, o prefeito explicou que após seis anos de mandato sentiu a necessidade de tirar um período junto com a família e apontou que a vice-prefeita é uma mulher dedicada à cidade e está por dentro de todos os projetos.
“Ângela é uma pessoa de confiança, uma mulher dedicada que se preocupa com os temas da cidade. Ela me ajuda com todos os projetos e sabe de todas as ações que são desenvolvidas no governo, então, sabemos que a cidade ficará bem cuidada”, garantiu.
Carapicuíba: Marcos Neves indicará sucessor só em 2024
Já o prefeito de Carapicuíba, Marcos Neves (PSDB), garantiu em entrevista ao GIRO que o nome do sucessor só deve ser anunciado após uma definição do grupo político no começo de 2024. Porém, nos bastidores nomes com o do vereador Guto José (Podemos), da vice-prefeita, Gilmara Gonçalves e do secretário de infraestrutura, Alexandre Rodrigues são apontados como possíveis sucessores.
Mas, apesar de não revelar os nomes que compõem a lista de possíveis candidatos, o atual prefeito também intensificou a rotina de vistorias em obras e conversas com a população. Marcos inclusive tem participado de reuniões com moradores no período noturno, tudo para fortalecer a ligação com o eleitorado antes do momento de pedir os votos.
Itapevi: prefeito Igor Soares segue a linha mais discreta
Também longe da disputa eleitoral de 2024, já que foi reeleito o prefeito mais votado do Brasil em 2020, o prefeito de Itapevi, Igor Soares (Podemos), tem adotado a linha mais discreta entre os gestores que não disputarão a eleição do ano que vem.
Por meio das redes sociais, o gestor tem publicado apenas ações da administração municipal. No entanto, nos bastidores dois nomes despontam como possíveis sucessores de Igor Soares: o primeiro é o atual vice-prefeito, Marcos Ferreira Godoy, popularmente conhecido como Teco, já o segundo nome é o da vereadora Camila Godói (PSB).
Fonte/Créditos: Giro S/A
Créditos (Imagem de capa): Giro S/A
Comentários: