O diretório municipal do Partido Democrático Trabalhista (PDT) anunciou nesta terça-feira (9) o apoio à pré-candidatura de Guilherme Boulos (PSOL) a prefeito de São Paulo nas eleições deste ano.
O deputado federal já havia sido oficializado como o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) no pleito. Pela primeira vez na história, a legenda não lançará candidatura própria à prefeitura da capital paulista, mas indicará um nome para vice.
Além do PDT, apoiam Boulos até a última atualização desta reportagem PT, PC do B, PV, e Rede.
Segundo informado mais cedo pelo blog da jornalista Daniela Lima, a ex-prefeita da cidade Marta Suplicy (sem partido) aceitou ser candidata a vice-prefeita na chapa de Boulos após uma reunião com o presidente Lula (PT), na segunda-feira (8).
De acordo com a legislação eleitoral, Marta tem até abril para se filiar a algum partido político.
"O Leonel Brizola é um dos grandes combatentes da democracia brasileira, e eu tenho orgulho de hoje estar recebendo apoio do partido de Leonel Brizola, numa data tão simbólica para a luta democrática do nosso país", afirmou Boulos, se referindo ao aniversário dos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro.
O pré-candidato afirmou que ainda não falou com Marta a respeito da provável candidatura. "Eu não conversei com a Marta após o encontro dela com o presidente Lula. Como eu disse, as tratativas de definição da vice da chapa têm sido conduzidas pelo PT. Vamos com tranquilidade que em breve vai ter definição."
No discurso aos novos apoiadores, Boulos também mencionou o enfrentamento às candidaturas extremistas pelo Brasil.
"A eleição deste ano será uma batalha para que a gente possa enfrentar e derrotar o bolsonarismo, seja com as suas candidaturas tradicionais, os mais extremistas, seja com as candidaturas de união da direita para derrotar o nosso campo, com participação do bolsonarismo."
Conforme já publicado pelo g1, o presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, disse que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apoiará a campanha de reeleição de Ricardo Nunes (MDB) para a Prefeitura de São Paulo.
Também presente ao evento do PDT, o deputado federal Rui Falcão (PT) disse que participou da conversa entre a ex-prefeita e Lula. "Estive com a prefeita Marta Suplicy, o marido dela e o presidente Lula ontem. Já vínhamos conversando há um bom tempo a respeito disso. A partir, inclusive, disso que o Boulos falou de que ela foi fundamental naquela ampla frente que se construiu para a vitória do Lula [em 2022] e para o desemprenho notável do Fernando Haddad aqui na capital também."
"A prefeita Marta, de quem eu fui secretario durante quatro anos, e que foi a gestão mais revolucionária da cidade, tem um campo político. Não importa onde ela esteja hoje. Ela está como secretária do prefeito Nunes, mas está servindo a cidade, preocupada com a população de São Paulo, não com o prefeito nem com o partido", completou.
Além de Nunes, Boulos também terá Tabata Amaral (PSB), sua colega de Câmara dos Deputados, como concorrente na disputa pela prefeitura da capital paulista.
Fonte/Créditos: Globo
Créditos (Imagem de capa): Poder 360
Comentários: