Há mais de dez anos, o Playcenter, considerado um cartão-postal da cidade de São Paulo, fechou as portas. Inaugurado em 1973, o parque de diversões funcionava em um terreno de 85 mil m² na marginal Tietê, próximo à ponte do Limão, na Barra Funda. Ao longo de quase quatro décadas, o empreendimento recebeu milhões de visitantes e enfrentou diversas crises, como queda de público e acidentes com vítimas, além das despesas elevadas com os aluguéis dos terrenos e a manutenção dos brinquedos. Com o fechamento. em 2012, as atrações do Playcenter foram vendidas e transferidas para outros parques.
Atualmente, a roda-gigante Giranda Mundi tem um novo lar: o Hopi Hari, um dos parques mais famosos do país, localizado às margens da rodovia dos Bandeirantes, no município de Vinhedo, no interior de São Paulo. Com 44 m de altura, a atração oferece ao público uma vista para todo o parque de diversões. De acordo com a assessoria do empreendimento, a roda-gigante operou até meados de 1997 no Playcenter. Em 1999, ela chegou ao Hopi Hari e foi reinaugurada.
O Animália Park, em Cotia, na Grande São Paulo, também adquiriu duas atrações do Playcenter: o Splash e o Forte Apache. O primeiro brinquedo é conhecido por divertir e molhar o público. Os passageiros entram em um pequeno barco e navegam por um circuito com 400 mil m³ de água. Já o segundo é um trenzinho, com o qual os visitantes fazem um passeio por diversos cenários. O parque de diversões ainda não está em funcionamento, e, de acordo com a assessoria de imprensa, não há previsão para a inauguração.
Após o fechamento do Playcenter, por razões econômicas, o parque Cidade da Criança, em São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo, adquiriu dois brinquedos. Um deles é o Frog Hopper, um elevador destinado apenas a crianças. De acordo com o parque de diversões, podem usufruir a atração pessoas entre 0,9 m e 1,30 m de altura.
O Fire Chief foi a segunda atração do Playcenter transferida para a Cidade da Criança. Tanto crianças quanto adultos podem andar no brinquedo. A altura mínima, de acordo com as regras de segurança, é 0,8 m. O parque de diversão funciona de quinta a domingo, das 9h às 17h.
Fonte/Créditos: R7.com
Créditos (Imagem de capa): R7.com
Comentários: