Jornal Resenhas News

MENU
Logo
Thursday, 18 de July de 2024

Cidades

Cotia forma mais uma turma do Programa ‘Nossa Horta na Escola’

Programa ‘Nossa Horta na Escola’

76
Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Seguindo a programação do Circuito Municipal Ambiental, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de Cotia concluiu, na terça-feira, dia 4 de junho, a formação de mais turmas do curso ambiental. O programa ‘Nossa Horta na Escola’ outorgou certificados a aproximadamente 56 alunos do 4º e do 3º ano da Escola Municipal Honório de Sylos, no bairro do Rio Cotia, reforçando o engajamento dos estudantes com a sustentabilidade ambiental do município.

O programa visa auxiliar e orientar a respeito de tudo que circunda a criação de uma horta, desde a análise do solo até a educação financeira básica. O curso também buscou avaliar as necessidades e benefícios de uma horta, incentivando o uso consciente e dinâmico do meio ambiente, preparando os jovens para serem cidadãos ativos na preservação, atestando, também, a importância da educação ambiental.

Durante quatro encontros semanais de uma hora cada, os alunos participaram de aulas interativas e práticas de cultivo, aprendendo sobre as diversas formas e substratos de plantio. As atividades pedagógicas se estenderam para além da escola, com os alunos sendo encorajados a reciclar em suas próprias casas, utilizando restos de vegetais e cascas de ovos para enriquecer o solo e nutrir as plantas.

No último encontro, as crianças colocaram as mãos na terra, plantaram e cuidaram da nova horta suspensa, agora fértil e rica de hortaliças, chás e temperos. A experiência, além de ser educativa, combinou diversão e aprendizado prático, gerando consciência sustentável, cooperação e responsabilidade.

“O solo da escola tinha muita formiga, então a gente não conseguia mexer, já com a ajuda da secretaria do meio ambiente, dentro do projeto ‘Nossa Horta’, conseguimos fazer uma horta suspensa. E foi surpreendente, os alunos ficaram encantados e os professores adoraram, aliás, todos nós ficamos envolvidos”, disse a diretora da Honório de Sylos, Priscila Soares.

Fonte/Créditos: cotia.sp.gov.br

Comentários:

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )