Durante a 10ª Sessão Ordinária de 2025, realizada na tarde desta quinta-feira (13), a Câmara Municipal de Osasco aprovou quatro moções em reconhecimento a diferentes personalidades. Os principais debates ocorreram em torno da Moção de Aplauso 65/2025, concedida ao ex-jogador Marcelinho Carioca, e da Moção de Congratulações 60/2025, destinada a Francisco Chagas Lima, chefe da Junta Militar de Osasco.
Proposta pelo vereador Pedro Cantagessi (União), a Moção de Aplauso a Marcelinho Carioca reconhece sua contribuição ao esporte brasileiro e destaca o projeto Terrão Corinthians/Osasco, uma iniciativa do ex-atleta para revelar novos talentos no município, em parceria com a Prefeitura.
“Marcelinho trouxe muita alegria aos torcedores de vários times, especialmente aos corintianos. Atuou como comentarista, se formou em Jornalismo e Gestão Pública e, agora, traz esse projeto esportivo e social para nossa cidade”, justificou Cantagessi.
A homenagem recebeu apoio dos vereadores Josias da Juco (PSD), Délbio Teruel (União), Lúcia da Saúde (Podemos) e Emerson Osasco (PCdoB). Segundo Josias, “o esporte é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, além de ser um importante meio de prevenção à criminalidade”.
Reconhecimento à Junta Militar
Já a Moção proposta pelo vereador Délbio Teruel (União) homenageia Francisco das Chagas Lima, chefe da Junta Militar de Osasco, pelos relevantes serviços prestados à comunidade. Responsável pelo alistamento militar na cidade desde 1982, Lima também desenvolve projetos em parceria com a Fundação Casa, voltados à reabilitação de jovens.
“Francisco já recebeu diversas honrarias desta Casa, incluindo o Título de Cidadão Osasquense. Fico feliz em prestar essa homenagem a alguém que tanto contribuiu para nossa cidade”, afirmou Teruel. A Moção foi apoiada pelo presidente da Câmara, Carmônio Bastos (Podemos), além dos vereadores Laércio Mendonça (PDT) e Josias da Juco.
Outras Moções Aprovadas
Moção de Aplauso 59/2025, de autoria do vereador Batista Comunidade (Avante), em reconhecimento ao trabalho de Tatiana Silva de Oliveira, gerente assistencial do Hospital Municipal de Osasco.
Moção de Pesar 67/2025, apresentada por Emerson Osasco (PCdoB), pelo falecimento de Sebastião Figueira, conhecido como Tião do Hot-Dog, figura tradicional do comércio gastronômico da cidade há mais de 30 anos.
Moção de Aplauso 69/2025, proposta pela vereadora Stephane Rossi (PL), destacando a importância da Quinzena Municipal do Circo e das Artes Circenses, celebrada na segunda quinzena de março.
Fonte/Créditos: Câmara Municipal de Osasco
Créditos (Imagem de capa): Câmara Municipal de Osasco
Comentários: