O cantor *Netinho de Paula* reagiu indignado nas redes sociais a *ataques racistas* sofridos por seu neto, um adolescente de 16 anos que estuda no *Colégio Tom Jobim*, em *Santana de Parnaíba*, na *Grande São Paulo*. Em publicação feita na última sexta-feira (20), o artista afirmou que o jovem foi alvo de mensagens e comentários ofensivos feitos por uma colega de classe em uma rede social. Na postagem, a jovem o comparou a um macaco.
Segundo o cantor, o episódio teve impacto emocional sobre o adolescente, que passou a se sentir exposto dentro do ambiente escolar. Netinho afirmou que decidiu tornar o caso público após considerar insuficiente a resposta dada pela instituição de ensino diante da denúncia.
Na publicação, o artista classificou o ocorrido como um caso de racismo recreativo e destacou que o neto é um dos poucos alunos negros da escola. “Arthur está triste, desmotivado e se sentindo exposto”, escreveu, ao relatar os efeitos do episódio sobre o jovem.
Medidas efetivas
Netinho também cobrou medidas mais efetivas por parte da escola. Entre as solicitações feitas pelo cantor estão acolhimento psicológico ao adolescente, registro formal da ocorrência, comunicação aos órgãos competentes e a adoção de ações educativas voltadas ao enfrentamento do racismo.
Além disso, o artista defendeu a implementação de iniciativas permanentes de conscientização na unidade de ensino, com atividades voltadas à valorização da cultura afro-brasileira e à promoção de debates sobre discriminação racial entre os estudantes.
Ao encerrar a publicação, Netinho enviou uma mensagem de apoio ao neto e ressaltou que a responsabilidade pelo ocorrido é de quem praticou os ataques. “O erro é de quem praticou o racismo, nunca seu”, afirmou.
Apoio de artistas
Netinho recebeu apoio de artistas. A cantora *Simony* classificou a situação como “um absurdo”. O pagodeiro *Vavá* também deixou uma mensagem de apoio ao adolescente. “Levanta a cabeça, pessoas pequenas que pensam assim, não deixe que isso te abale, use ao seu favor. Força, Arthur”, escreveu.
*Dudu Nobre* também se manifestou em solidariedade ao jovem. “Infelizmente vivemos em uma sociedade doente, despreparada e racista. Para muitos é somente uma injúria racial, mas para nós, negros, é inadmissível passarmos por essas situações”, comentou.
Fonte/Créditos: Fórum
Créditos (Imagem de capa): Fórum

Comentários: