Jornal Resenhas News - Sua fonte de notícias na cidade de Carapicuíba

MENU

Notícias / Esportes

Gramado Sintético x Gramado Natural

Coluna Esportes Por: Sophia Amaral

Gramado Sintético x Gramado Natural
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Diversos jogadores de futebol que jogam no Brasil, incluindo grandes nomes como Neymar, Memphis Depay, Philippe Coutinho, entre outros, se pronunciaram sobre o tão polêmico assunto do gramado sintético. Esse tipo de grama é usado em apenas 4 estádios no Brasil, o Allianz Park (Palmeiras); Ligga Arena (Athletico Paranaense); Pacaembu (pertence à prefeitura da capital paulista) e o Engenhão/Nilton Santos (Botafogo), porém vem sendo um assunto discutido a anos, muitos reclamam que o sintético tem mais chances de lesionar o atleta do que gramados naturais, mas a FIFA (Federação Internacional de Futebol) aprova e certifica o material em campo, desde que atenda aos rigorosos requisitos para garantir um bom desempenho e segurança para que os profissionais não se lesionem com frequência. 

Além do campo sintético temos o gramado natural, utilizado na maioria dos campos e tem a preferência da maioria dos jogadores, tem ainda o gramado híbrido que é uma mistura de natural com sintético (sendo o natural predominante na composição), os estádios que tem o gramado híbrido no Brasil são a Neo Química Arena (Corinthians) e o Maracanã (pertencente ao Governo do Estado do Rio de Janeiro).
Mas no fim, o que os jogadores tem a ver com essa polêmica causada nessa terça-feira 18/02/25? Grandes astros do futebol brasileiro, atletas de grandes equipes nacionais compartilharam uma mesma foto com a seguinte frase: “Futebol é natural, não sintético!”. Esse assunto proporcionou uma campanha de união e conscientização de atletas de equipes rivais por exemplo, mas ao mesmo tempo que tiveram concordâncias houveram opniões controversas à essa campanha, a Sociedade Esportiva Palmeiras e o Botafogo de Futebol e Regatas se pronunciaram e ambos utilizaram a frase “Sem base científica” contrariando o argumento de que o gramado sintético é mais propício à lesões do que o natural e o híbrido. Vamos acompanhar…

Comentários: