Diversos jogadores de futebol que jogam no Brasil, incluindo grandes nomes como Neymar, Memphis Depay, Philippe Coutinho, entre outros, se pronunciaram sobre o tão polêmico assunto do gramado sintético. Esse tipo de grama é usado em apenas 4 estádios no Brasil, o Allianz Park (Palmeiras); Ligga Arena (Athletico Paranaense); Pacaembu (pertence à prefeitura da capital paulista) e o Engenhão/Nilton Santos (Botafogo), porém vem sendo um assunto discutido a anos, muitos reclamam que o sintético tem mais chances de lesionar o atleta do que gramados naturais, mas a FIFA (Federação Internacional de Futebol) aprova e certifica o material em campo, desde que atenda aos rigorosos requisitos para garantir um bom desempenho e segurança para que os profissionais não se lesionem com frequência.
Além do campo sintético temos o gramado natural, utilizado na maioria dos campos e tem a preferência da maioria dos jogadores, tem ainda o gramado híbrido que é uma mistura de natural com sintético (sendo o natural predominante na composição), os estádios que tem o gramado híbrido no Brasil são a Neo Química Arena (Corinthians) e o Maracanã (pertencente ao Governo do Estado do Rio de Janeiro).
Mas no fim, o que os jogadores tem a ver com essa polêmica causada nessa terça-feira 18/02/25? Grandes astros do futebol brasileiro, atletas de grandes equipes nacionais compartilharam uma mesma foto com a seguinte frase: “Futebol é natural, não sintético!”. Esse assunto proporcionou uma campanha de união e conscientização de atletas de equipes rivais por exemplo, mas ao mesmo tempo que tiveram concordâncias houveram opniões controversas à essa campanha, a Sociedade Esportiva Palmeiras e o Botafogo de Futebol e Regatas se pronunciaram e ambos utilizaram a frase “Sem base científica” contrariando o argumento de que o gramado sintético é mais propício à lesões do que o natural e o híbrido. Vamos acompanhar…
Comentários: