A campanha para a indicação de Fernanda Torres ao Oscar 2025 pelo papel em "Ainda Estou Aqui" segue movimentando o mundo do cinema. Mas, há 25 anos, foi a mãe, Fernanda Montenegro, que experimentou todo o frisson da award season, em um episódio lembrado por muitos brasileiros - e até gringos -, como uma das maiores injustiças da premiação.
O gshow te ajuda a relembrar a indicação de Fernanda Montenegro ao Oscar de 1999:
'Central do Brasil' no Oscar
Fernanda Montenegro foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz em 1999 pelo papel de Dora em "Central do Brasil", de Walter Salles. A brasileira dividia o páreo com quatro gigantes de Hollywood: Cate Blanchett por "Elizabeth", Meryl Streep por "Um Amor Verdadeiro", Emily Watson por "Hilary e Jackie", e a vencedora Gwyneth Paltrow por "Shakespeare Apaixonado".
"Central do Brasil" também foi indicado na categoria Melhor Filme em Língua Estrangeira, mas acabou perdendo para o italiano "A Vida É Bela", de Roberto Benigni.
No documentário original Tributo - Fernanda Montenegro, disponível no Globoplay, Fernanda relembrou o que sentiu durante o marcante de sua carreira.
“Jamais pensei que iria levar esse negócio. Mesmo que não pegue a estatueta, aquilo já coloca você no noticiário. Eu assisti como se estivesse em uma fantasia. Sabia que não iria levar nada, mas estive lá. Eu sou obediente, às vezes”, declarou.
Até Glenn Close concorda
Publicado no canal oficial do Oscar no YouTube em 2010, o discurso Gwyneth Paltrow ao aceitar o prêmio segue cheio de comentários sobre o quão injusta foi a escolha da Academia naquele ano.
"Como fã de Meryl Streep, sinto que a melhor performance nessa categoria foi a de Fernanda Montenegro, do Brasil, em 'Central do Brasil'. Ela merecia o Oscar", comentou uma pessoa. "O Oscar menos merecido da história da Academia. Cate Blanchett e Fernanda Montenegro entregaram performances brilhantes e inesquecíveis naquele ano. Isso foi uma piada", pontuou outra.
O sentimento de injustiça não é só dos brasileiros. Em 2020, a norte-americana Glenn Close, indicada oito vezes ao Oscar, falou em uma entrevista sobre o que considerava "injustiças" da Academia.
"Eu me lembro do ano que em que a Gwyneth Paltrow ganhou daquela atriz incrível de 'Central do Brasil'. Eu pensei: 'O quê? Isso não faz sentido'", defendeu Close em entrevista ao "Good Morning America", da emissora ABC News.
Fonte/Créditos: gshow
Créditos (Imagem de capa): gshow
Comentários: