A Polícia Militar afastou um dos policiais que foram filmados agredindo pessoas em um velório em Bauru, interior de São Paulo, na última sexta-feira (18). A cerimônia estava sendo realizada para o enterro de dois jovens que morreram na quinta num confronto com a PM, na comunidade do Jardim Vitória, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.
Nas imagens gravadas por celular, mostram a mãe de Guilherme Alves de Oliveira, 18, um dos velados no local, ser jogada ao chão por um policial militar. Segundo a Folha de S. Paulo, a mulher tentava proteger um outro filho, de 28 anos, que teria reclamado da presença de PMs no local e acabou detido por desacato.
A Ouvidoria da Polícia Militar lamentou o comportamento dos PMs e determinou a abertura de um procedimento para solicitar à Corregedoria da PM uma apuração rigorosa sobre o caso.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, foi aberto um Inquérito Policial Militar para apurar e individualizar a conduta dos policiais envolvidos na ação. "Um dos agentes já foi afastado das atividades operacionais e as investigações seguem em andamento". A nota diz ainda que a Polícia Militar "não compactua com excessos e a conduta dos policiais não condiz com as práticas da instituição".
Guilherme e Luís Silvestre da Silva Neto, 21, foram mortos na noite anterior, após confronto com PMs do 13º Baep (Batalhão de Ações Especiais da Polícia) em uma área de mata no Jardim Vitória, segundo a polícia.
Fonte/Créditos: Oglobo
Créditos (Imagem de capa): Oglobo
Comentários: