Promessa do Santos, o lateral-esquerdo Souza deve ganhar a primeira chance como titular do time profissional no duelo contra a Ponte Preta. Os times se enfrentam nesta sexta-feira, às 21h30 (de Brasília), na Vila Belmiro, pela 24ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
O jovem de 18 anos foi promovido para o time principal nesta temporada e disputou seis jogos, sempre entrando no decorrer das partidas. A oportunidade para começar um jogo surge por causa da suspensão de Escobar, titular da equipe, que foi expulso no duelo contra o Amazonas.
Souza, inclusive, entrou no jogo contra os amazonenses na vaga de Giuliano para recompor o setor defensivo após a expulsão de Escobar.
O lateral-esquerdo coleciona passagens pelas seleções brasileiras de base, tendo sido campeão Sul-Americano Sub-17 no ano passado e disputado a última Copa do Mundo da categoria.
No início do ano, ele era um dos jogadores que o técnico Fábio Carille estava observando após o término da participação do Santos na Copa São Paulo de Futebol Júnior. No torneio, ele atuou em cinco jogos, com um gol e duas assistências.
A estreia foi contra o Mirassol, pelo Campeonato Paulista, com Souza chegando a participar da jogada do segundo gol do Peixe no empate por 2 a 2.
Apesar disso, o lateral sofreu uma uma lesão na musculatura posterior da coxa esquerda e, com isso, perdeu espaço no elenco, que já contava com Felipe Jonatan e Hayner, que atuava improvisado.
Após Souza se recuperar do problema muscular, o técnico Fábio Carille optou por liberar o atleta para partidas do time sub-20 para que ele recuperasse ritmo de jogo e intensidade. Naquele período, Felipe Jonatan já havia deixado o Peixe, que trouxe Escobar para a posição. E rapidamente o argentino assumiu a posição.
O jovem voltou a ser relacionado por Carille somente na vitória sobre a Chapecoense, quando Escobar estava suspenso, desta vez, pelo terceiro cartão amarelo. Souza ficou na reserva de Rodrigo Ferreira e entrou nos minutos finais.
Desde então, o lateral-esquerdo não retornou mais para o time sub-20 e tem sido relacionado em todas as partidas do Peixe, tendo entrado em campo ainda nos duelos contra Vila Nova, Coritiba, Sport e Amazonas. Contudo, sempre com poucos minutos. No total são apenas 66 minutos em campo pelo time profissional.
Nascido em Mauá, na Grande São Paulo, o jogador chegou ao Peixe aos 9 anos. Ele atuava pelo Juventus no futsal e, após um jogo pelo Paulista, recebeu um convite do Peixe para realizar testes. Chegou como atacante e, posteriormente, foi para a lateral, mas atuou até como meia nas categorias de base do clube.
Souza assinou o primeiro contrato profissional com o Santos em 2022. O lateral-esquerdo tem vínculo com o Peixe até 31 de maio de 2025.
Fonte/Créditos: Globo Esporte
Créditos (Imagem de capa): Globo Esporte
Comentários: