O que você faria com 8 milhões de reais? O Mirassol usou boa parte do valor da venda do atacante Luiz Araújo, R$ 5,4 milhões, para construir o seu CT e mudar completamente sua história. O quase centenário clube do interior paulista renasceu nesta década e atingiu um novo patamar. Em apenas cinco anos, o Leão deixou de ser um time sem divisão nacional e chegou à Série A do Brasileiro pela primeira vez.
Fundado em 1925, o clube mudou de prateleira no futebol apenas no século XXI. A primeira vez que o time disputou a elite estadual foi em 2008. Ficou na primeira divisão até 2013, quando foi rebaixado, e voltou à Série A1 em 2017 para nunca mais sair.
O desejo da gestão de construir um centro de treinamento foi impulsionado pela venda do atacante Luiz Araújo, em 2018, do São Paulo para o Lille, da França. Clube formador do jogador, o Mirassol tinha 30% dos direitos econômicos dele e faturou quase R$ 8 milhões com o negócio.
À nível nacional, o Leão disputou o Campeonato Brasileiro pela primeira vez em 1995, mas teve campanha pífia na Série C com cinco derrotas, um empate e nenhuma vitória. Jogou a Série D em 2009, 2011, 2012, 2018, mas só conseguiu sucesso em 2020, quando foi campeão.
Depois de duas temporadas na Série C, novamente coroou o acesso com um título, em 2022. O clube se tornou um dos 22 com taças em mais de uma divisão nacional.
Fonte/Créditos: Globo Esporte
Créditos (Imagem de capa): Globo Esporte
Comentários: