Jornal Resenhas News - Sua fonte de notícias na cidade de Carapicuíba

MENU

Notícias / Cidades

Pacientes da hemodiálise do HMB ganham cobertores e café da manhã especial

Cuidado especial

Pacientes da hemodiálise do HMB ganham cobertores e café da manhã especial
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Os pacientes do Centro de Hemodiálise Drª Sandra Vicenza Sarno, situado no Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran (HMB), foram agraciados com a doação de cobertores e um café da manhã especial em virtude do Dia Mundial do Rim. As ações aconteceram entre os dias 9 e 13 deste mês. 

A data, que é comemorada sempre na segunda quinta-feira do mês de março, foi instituída pela Sociedade Internacional de Nefrologia com o objetivo de alertar, instruir e conscientizar a população sobre as doenças renais, tendo como foco a prevenção.  

O café servido aos pacientes em tratamento é composto por café com leite ou suco integral, pão com queijo e alguma fruta fresca com baixo teor?de?potássio. Em virtude da data, o mimo teve também bolo com cobertura de chocolate, torta de frango e salada?de?frutas, tudo sob a supervisão da equipe de nutrição do HMB.  

Publicidade

Leia Também:

Quanto aos cobertores, trata-se da Campanha Cobertor do Bem. São 250 peças e foram doadas a partir de uma parceria entre a Comissão de Humanização do HMB, o Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads) de Barueri. Todos os pacientes que fazem tratamento no HMB receberam. 

“Essa era uma necessidade que os pacientes já tinham e com o apoio do Fundo Social e da Sads foi possível atendê-los. Esse tipo de ação vai ao encontro do tratamento humanizado que é dado aos pacientes no HMB”, falou Paulo Tierno, diretor técnico da unidade. Outros 50 cobertores devem chegar nos próximos dias para serem entregues às pessoas que irão iniciar a hemodiálise na unidade. 

A prevenção é o melhor tratamento    

De acordo com a Organização Internacional World Kidney Day, cerca de 10% da população mundial (850 milhões de pessoas) padece de alguma doença renal crônica (DRC), que pode ser fatal se não for tratada. A prevenção é a melhor forma de evitar que se chegue a esse estágio. 

Segundo Silvania Gomes de Carvalho dos Santos, nutricionista clínica do HMB e responsável pela nutrição do Centro de Hemodiálise Dra. Sandra Vicenza Sarno, o acompanhamento nutricional é essencial em todas as fases da vida, trabalhando tanto na prevenção como na promoção da saúde, caso já tenha alguma patologia diagnosticada.  

“No caso da doença renal crônica, a nutrição exerce papel relevante, uma vez que a orientação dietética e individualizada visa auxiliar no controle de possíveis complicações, tanto no tratamento conservador como na terapia renal substitutiva, a hemodiálise”, disse. 

A especialista alertou para fato de os cuidados com o órgão não fazerem parte dos hábitos de uma parte considerável da população. “Infelizmente, as pesquisas nos revelam que de um modo geral as pessoas não têm o hábito de controlar a função renal e só passam a se preocupar com a alimentação a partir do momento em que recebem o diagnóstico positivo da doença. Para evitar que isso aconteça, nós sempre estamos alertando e enfatizando a importância do consumo de uma alimentação saudável, equilibrada e personalizada para cada indivíduo, evitando não apenas a doença renal crônica, mas também outros males”, afirmou. 

Além de uma alimentação balanceada e saudável, adotar outras práticas pode ajudar a prevenir a DRC.  Idosos, portadores de doença cardiovascular e pacientes com história de doença renal em familiares têm grande potencial para desenvolver a lesão e devem ser investigados com triagem de exames de urina e dosagem de creatinina no sangue. O objetivo é conhecer e evitar os fatores de risco, pois essa é a melhor forma de prevenção. 

Outros grupos de risco: portadores de diabetes, hipertensos, pessoas com obesidade, doenças cardiovasculares, fumantes e pessoas que fazem uso de medicações nefrotóxicas. 

Cuidar da saúde global é a melhor forma de proteger a saúde dos rins. Todas as pessoas devem cultivar hábitos saudáveis e evitar hábitos deletérios. 

  • Praticar exercícios físicos regulares; evitar o excesso de sal, carne vermelha e gorduras; 

  • Controlar o peso corporal, a pressão arterial, o colesterol e a glicose; 

  • Não fumar; 

  • Não abusar de bebida alcoólica; 

  • Evitar o uso de anti-inflamatórios não hormonais; 

  • Evitar quadros de desidratação; 

  • Realizar, uma vez por ano, exames laboratoriais para avaliar a saúde dos rins: dosagem de creatinina no sangue e análise de urina; 

  • Consultar regularmente seu médico clínico geral; 

  • Não fazer uso de medicamentos sem prescrição médica. 

Fonte/Créditos: Prefeitura de Barueri

Créditos (Imagem de capa): Prefeitura de Barueri

Comentários: