O risco de sofrer um novo transfer ban causa preocupação nos bastidores do Santos. O clube tem uma dívida com o Monaco, da Franca, de cerca de 2 milhões de euros (quase R$ 12 milhões), pela contratação do volante Jean Lucas.
O clube teve o recurso rejeitado pela Corte Arbitral do Esporte (CAS/TAS) que seria a última instância para apelação. A situação preocupa os dirigentes santistas. Segundo o presidente Marcelo Teixeira, existe um diálogo com os franceses para entrar em um acordo e evitar a punição.
– Sempre preocupa. Estamos tentando ao máximo evitar (o transfer ban). Já poderia ter ocorrido. Só não foi ocorrido porque o Santos demonstrou a boa fé de fazer o segundo pagamento que foi em julho de 2024. Só que a outra parcela já veio em janeiro de 2025. Acumularam duas parcelas praticamente juntas em duas janelas e isso dificultou bastante a questão financeira.
– Estamos conversando. Talvez, por isso, ainda não tenha acontecido o transfer ban, pela relação que existe entre os clubes. Mas, o departamento financeiro como sempre já tem que começar a programar. O que, talvez, fosse prioridade pagar uma rotina teremos que desviar esses recursos para saldar esses compromissos.
Ao mesmo tempo em que tenta quitar a dívida e evitar o transfer ban, o Santos busca ir ao mercado para reforçar o elenco para a sequência da temporada. A janela abre em 20 de julho e, até o momento, não há movimetação de chegadas no clube.
Teixeira criticou o período escolhido para a janela de transferências do meio do ano. Para ele, o prazo favorece especulações, sem efeito prático. O dirigente ainda analisou que o mercado está inflacionando e disse que o departamento de futebol está trabalhando com foco nas carências do elenco.
– É muito prejudicial essa data de abertura da janela apenas em julho. Se faz muita prospecção, muita especulação e pouca prática. Você praticamente não consegue confirmar contratações porque os atletas estão com vínculos, com prazos de contrato vigente. Não adianta antecipar algo que você só vai poder fazer a inscrição a partir de julho. Não foi positiva essa definição de data da janela do meio de ano. Mas nada interfere no que está sendo feito de avaliação e análise do mercado.
– O mercado está muito retraído, talvez por causa da Copa. Mas, também, muito inflacionado, com valores muito altos. Estamos acompanhando, temos algumas prioridades definidas. O futebol está trabalhando nisso.
Após 21 dias de férias, o elenco do Santos retornou nesta semana aos trabalhos. O primeiro compromisso será contra o Botafogo, em partida válida pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. A CBF confirmou que a partida será antecipada para o dia 16 de julho, às 19h30, no estádio Nilton Santos.
Fonte/Créditos: Globo Esporte
Créditos (Imagem de capa): Globo Esporte
Comentários: