Na última quinta-feira (30), o governador do estado, Tarcísio de Freitas, disse ao prefeito, Rubens Furlan, que o Hospital Regional de Barueri deve começar a funcionar em março. A informação foi dada durante inauguração da Praça da Cidadania em Itapevi.
O prédio do hospital “Rota dos Bandeirantes” já está pronto. O edifício tem 10 andares, 17 elevadores e sua construção foi feita em parceria, assinada em 2019, entre a prefeitura e o governo do Estado. Barueri cedeu o terreno e investiu R$ 250 milhões na obra. Agora, o governo do estado irá equipar, contratar funcionários e assumir a gestão do hospital.
Serão 360 leitos com serviços de oncologia com quimioterapia e radioterapia, cardiologia, ortopedia, neurologia/ neurocirurgia e cirurgia bariátrica de alta e média complexidade.
O novo hospital deve realizar 1.100 internações e 580 cirurgias por mês. Dos 360 leitos 50 serão destinados a Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Unidade terá oito salas cirúrgicas, 16 poltronas de quimioterapia, 20 consultórios, leitos de Recuperação Pós-Anestésica (RPA), Pronto Atendimento com 28 leitos de observação, hospital-dia com 20 leitos e salas equipadas com tomografia e ressonância magnética. O estacionamento terá 442 vagas ao ar livre.
Segundo o governador, por se tratar de uma unidade moderna, grandes entidades tem se interessado em exercer a gestão, por isso, o modelo proposto deve ser de gestão compartilhada, ou seja, além de assumir a unidade construída em Barueri, a gestora deve se responsabilizar pela administração de outras duas unidades de saúde vinculadas ao governo do Estado de São Paulo.
“A ideia é aproveitar que o equipamento de Barueri atrai gente de altíssimo nível para fazer gestão, pois é muito moderno, um grande hospital, com o que há de melhor e vamos colocar alguns equipamentos do Estado para fazer a gestão compartilhada. Então, quem fizer a gestão do Hospital de Barueri faça também das unidades de Taipas e da Vila Penteado”, explicou.
Tarcísio de Freitas informou também que a Secretária de Estado da Saúde pretende equipar o hospital com tecnologia de ponta, incluindo acelerador linear, hemodinâmica e equipamento completo e digital em seu parque tecnológico.
Fonte/Créditos: Resenhas News
Créditos (Imagem de capa): Google
Comentários: