O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), elogiou a deputada estadual Bruna Furlan (PSDB) à frente da Comissão da Saúde da Assembleia Legislativa.
Tarcísio afirmou que Bruna fará a diferença presidindo a Comissão e que a expectativa com a tucana liderando os debates da Saúde na Assembleia é “a melhor possível”.
“É uma jovem talentosa que conhece já bastante os desafios da área da Saúde e tenho certeza que ela vai fazer um grande trabalho, vai contribuir para enfrentar a questão de subfinanciamento que vai proporcionar recursos para toda a nossa rede pública, seja a rede filantrópica, sejam as fundações, seja a rede gerida pelo próprio estado. Isso vai ajudar muita gente”, declarou o governador, no último dia 22, em evento de celebração aos 15 anos da Rede Lucy Montoro.
Na ocasião, o governo de São Paulo assinou acordo de colaboração com a Rede Lucy Montoro, o Centro Paralímpico Brasileiro e a startup francesa Wandercraft, responsável pelo desenvolvimento do exoesqueleto Atalante, o mesmo equipamento testado recentemente pela senadora Mara Gabrilli.
A parceria vai permitir o desenvolvimento de estudos e avaliações do uso de exoesqueletos para auxiliar a movimentação de pacientes em reabilitação.
Como funciona o exoesqueleto
O Atalante, exoesqueleto da Wandercraft, possibilita a locomoção de pessoas que perderam movimentos do corpo e que precisam aprimorá-los em consequência, por exemplo, de sequelas de AVC (acidente vascular cerebral), lesão medular, Parkinson, esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica, traumatismo crânioencefálico, entre outros.
A principal inovação do Atalante é que ele dispensa o uso de andadores. O paciente “veste” o exoesqueleto e uma vez que o robô contém um sistema de controle de equilíbrio, permite maior estabilidade.
Isto é, mesmo que o paciente se incline e faça movimentos com o tronco, o robô mantém o equilíbrio sem cair. O equipamento funciona com uma programação de acordo com o objetivo do paciente.
Ele pode se inclinar, sentar e levantar, andar de frente, de costas e de lado, além de subir degraus. Essa condição é crucial para que o Atalante seja usado por pessoas com diferentes tipos de comprometimento de mobilidade.
Fonte/Créditos: Web Diario
Créditos (Imagem de capa): Jornal A Cidade
Comentários: