Cuidar de quem cuida: esse é um dos principais objetivos do Projeto de Lei nº 03/25, aprovado por unanimidade durante a 2ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jandira em 11 de fevereiro de 2025. Assinada pelo vereador e atual presidente da Casa, Silvair Soares de Brito (PP), o “Silvio Cabeleireiro”, a propositura pretende garantir atendimento prioritário aos pais ou responsáveis legais de menores com TEA (Transtorno do Espectro Autista) nos órgãos públicos do município de Jandira.
Em plenário, o autor argumentou que a iniciativa configura mais uma ação de seu mandato em defesa das pessoas com TEA. “A prioridade é garantir maior agilidade e eficiência no atendimento, permitindo que as famílias desempenhem suas atividades com menos tempo de espera, enquanto são respeitadas as necessidades específicas do transtorno, como a sensibilidade a estímulos em ambientes movimentados”, avaliou o parlamentar.
O texto estabelece que, para usufruir da prioridade no atendimento, os pais ou responsáveis deverão apresentar a Carteira de Identificação do Autista (CIA) ou a cédula de identidade que identifique o menor como pessoa com TEA.
Depois da tramitação no Poder Legislativo, a matéria foi enviada para apreciação do prefeito Henri Hajime Sato (PSD), o “Dr. Sato”.
Fonte/Créditos: O Repórter Regional
Créditos (Imagem de capa): O Repórter Regional
Comentários: