O treinador já esteve no Massa Bruta neste ano. Entre janeiro e abril, dirigiu o Bragantino II (time sub-23) no Campeonato Paulista da Série A3. Agora, ele retorna para assumir o time principal e ajudar a equipe a se manter na elite do futebol brasileiro.
O ge apresenta abaixo o histórico do treinador e como foi a passagem dele pelo Cruzeiro neste ano.
Fernando Seabra é natural de São Paulo e começou a carreira como treinador universitário, de colégios e escolinhas. Formou-se em Esportes na Universidade de São Paulo (USP). Como estagiário, atuou na preparação física na base do São Paulo. Em comissões técnicas começou em 2006, como auxiliar no Assisense. Passou depois pelo Grêmio Barueri e, na sequência, teve passagem pela base do Red Bull Brasil.
Fernando Seabra à frente do RB Brasil — Foto: Divulgação / RB Brasil
Após deixar o Toro Loko, foi ser coordenador técnico na base do Santos. No currículo, ainda tem passagem como técnico e como auxiliar das bases de Corinthians, Desportivo Brasil e Cruzeiro. Em 2023, fez parte da comissão técnica interina de Paulo Autuori no time principal da Raposa.
À frente do time principal do Cruzeiro neste ano, Fernando Seabra fez 35 jogos, em que obteve 17 vitórias, sofreu dez derrotas e teve oito empates.
Passagem pelo Cruzeiro em 2024
Fernando Seabra foi contratado ainda na gestão de Ronaldo Fenômeno, após a demissão do argentino Nicolás Larcamón em abril, e foi mantido no cargo após a compra da SAF por Pedro Lourenço. O treinador conseguiu recuperar o time na fase de grupos da Sul-Americana e brigar na parte de cima do Brasileirão.
Fernando Seabra — Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Porém, na reta final de trabalho, lidou com instabilidade de resultados e desempenho no torneio nacional. Nem mesmo com a classificação nas oitavas de final da Sul-Americana, em que passou pelo Boca, e com a vitória na ida das quartas, contra o Libertad, o treinador conseguiu se manter no cargo.
Em pouco mais de cinco meses de trabalho, Fernando Seabra comandou a equipe em 35 partidas, com 17 vitórias, 10 derrotas e oito empates. Além dos resultados, também pesou o nível de atuações nessas partidas, com pouco volume ofensivo. Cássio fez intervenções fundamentais na defesa e evitou placares piores.
- Nome: Fernando Seabra
- Data de nascimento: 19 de junho de 1977 (47 anos)
- Cidade: São Paulo-SP
- Clubes: Desportivo Brasil, Barueri, Santo André, Ceará, Santos, Corinthians, Athletico-PR, Red Bull Brasil, Red Bull Bragantino (sub-23) e Cruzeiro.
Fonte/Créditos: Globo Esporte
Créditos (Imagem de capa): Globo Esporte
Comentários: